domingo, 1 de fevereiro de 2009

NOVA OBRA DE LEITURA


ÚRSULA, A MAIOR é a nova obra de que vamos tratar nas aulas de Língua Portuguesa.
Como se lembram, já vos tinha dito que era muito importante que os alunos tivessem hábitos de leitura e os desenvolvessem ao longo do ano.
Iniciámos com a obra " A Fada Oriana ", com leitura orientada, tendo sido feita a respectiva Ficha de Verificação de Leitura que mostrou que os alunos tinham cumprido a tarefa atribuída. Os resultados foram muito satisfatórios, tendo apenas uma pequena minoria de alunos não cumprido o plano de leitura obrigatória. Concluiremos o estudo da obra com a verificação de conhecimentos em suporte de Teste de Avaliação.
Como trabalho suplementar, iremos ainda terminar algumas partes do Guião de Leitura Orientada que vos dei.
Iniciamos, assim, outra jornada literária com a leitura da obra de Alice Vieira, Úrsula, A Maior. Este novo livro não vai ser objecto de leitura orientada, mas vão realizar outro trabalho, também com uma avaliação de carácter formativo.
Os alunos das duas turmas deverão ler a obra e preencher uma FICHA DE LEITURA, a qual vos será dada oportunamente, de modo a verificar se, de facto, o livro foi mesmo lido.
Certamente todos quererão ter bons resultados e o livro, tenho a certeza, vai ser lido com muito prazer.
Surgiu, entretanto, uma questão levantada por uma aluna: temos de comprar outro livro?
Bom, não é obrigatório comprar o livro. Contudo, chamo a atenção dos alunos para os seguintes aspectos, sobre os quais devem reflectir:

- estamos numa escola nova;
- a biblioteca só abriu a semana passada;
- ainda não tem a quantidade de livros desejada;
- é fundamental que eu vos alerte para a necessidade de ler livros;
- muitos de vós não têm hábitos de leitura;
- muitos de vós gastam muito dinheiro em objectos desnecessários, visto que têm quantidades quase "industriais" de canetas de cor, de cheiro, de fruta, de chocolate, de... tudo e mais alguma coisa; borrachas de todos os tamanhos e feitios, lápis da Hello Kitty e da Puca, estojos de todas as marcas possíveis e imaginárias, marcadores, eu sei lá...;
- compram muitas coisas que não vos fazem falta nenhuma para a vossa vida escolar;
- no início do ano alertei todos os alunos e pais da necessidade SOMENTE de os alunos terem os seguintes objectos: um lápis ou lapiseira de minas, uma caneta azul ou preta, uma caneta de cor vermelha ou verde, um afia com depósito e uma borracha;
- tudo o que vai para além desde material, é desperdício de dinheiro para os pais;
- gastam a vossa mesada toda no excesso de material que não faz falta nenhuma, havendo até muitos alunos que têm 2 estojos a abarrotar de canetas e lápis de todas as cores e feitios;
- gastam também muito dinheiro em gomas, tão prejudiciais à saúde devido ao exagero com que as consomem;

Então, vamos lá pensar no seguinte:

- se não gastarem tanto dinheiro nos objectos e doces que referi, certamente vos sobra dinheiro da mesada para comprarem o livro, não acham?
- se não pedirem tanto dinheiro aos pais para comprarem material de que não precisam, os pais não se vão aborrecer se tiverem de vos comprar o livro, não acham?
- certamente, até ficarão orgulhosos dos filhos preferirem comprar um livro, e lê-lo, do que comprarem tantos objectos que não vos vão ajudar em nada, não é?

E um livro fica para a vida!

Queridos alunos, pensem bem neste assunto. Tenho a certeza de que vão encontrar a solução acertada.
Nos casos em que não é de todo possível adquirir o livro, também a escola irá encontrar a melhor solução.
Fiquem bem!
Bjs da prof. ana pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

CALENDÁRIOS ESCOLARES 2017/2018_ALUNOS_PROFESSORES

Calendário escolar ano letivo 2017 2018 - bonecos de Ana Pereira Calendário escolar ano letivo 2017 2018 sem bonecos de A...