domingo, 1 de fevereiro de 2009

ÚRSULA, A MAIOR










Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 5º ano

Sinopse:

" Maria João, de 14 anos, é filha de pais divorciados (o pai é um homem de esquerda, da classe média; a mãe vive para os seus sonhos domésticos e um pouco distante da realidade). O livro mostra a sua relação com os seus amigos da escola e o modo como ela constrói o seu próprio eu, observando criticamente as regras e valores dos pais. Maria João ajuda também a construir a personalidade de outra rapariga: Xuxu. Esta, filha de um aristocrata amigo da mãe, tem de percorrer um longo caminho para ganhar o direito ao seu próprio nome: Úrsula. (14-16 anos.)
A família chamava-lhe Xuxu.Era uma menina bem comportada, sempre de cabeça baixa, com noivo destinado à nascença. Mas tudo se transforma a partir do dia em que vai viver para casa de Maria João, e tudo fará para a conduzir ao caminho do bem … Outros amigos irão ajuda-la nessa tarefa: o pai da Maria João, a Carolina, os Gil Eanes que só jura pela cara de Marilyn Monroe na capa do dossier, e um professor de violino, perito em ensinar os alunos a andar de bicicleta…
O livro descreve o caminho que Xuxu vai fazer até ganhar o direito ao seu próprio nome.
"
Grau de dificuldade: 2
Boa leitura!!!

2 comentários:

  1. vou comprar e ler o livro!!

    ResponderEliminar
  2. Tiago, espero que leias o livro e não faças como fizeste com a obra A Fada Oriana.
    Cá espero a tua Ficha de Leitura.
    Bejinho da DT

    ResponderEliminar

CALENDÁRIOS ESCOLARES 2017/2018_ALUNOS_PROFESSORES

Calendário escolar ano letivo 2017 2018 - bonecos de Ana Pereira Calendário escolar ano letivo 2017 2018 sem bonecos de A...